Entidade reclama de possíveis maus tratos
Nos dias 27, 28 e 29 será realizada 18ª edição da Cavalgada nos Caminhos de Madre Paulina. São 32 quilômetros de percurso que deverá reunir mais de 5 mil cavaleiros. No entanto, há alguns contrapontos para realização da festa.
Nina Rosa, presidente do Instituto Nina Rosa, em São Paulo, recebeu uma denúncia e discorda da realização do evento.
"Os animais são usados até a exaustão, quando não até a morte. Isso em nome de uma suposta religiosidade. Acredito que, se a pessoa quer fazer uma manifestação religiosa, tem que ser com esforços próprios, e não sentado em cima de um animal. Mesmo que não houvesse as mortes, o sofrimento que é provocado por essa cavalgada de várias horas, já seria suficiente para que essa prática fosse banida", opina Nina Rosa.
Francisco de Souza, um dos organizadores da cavalgada, explica que os cuidados necessários são previamente providenciados. "Em tudo quanto é tipo de evento existe incidente e acidentes. Nós pedimos aos cavaleiros que não maltratem os animais. Que andem devagar, que preparem o animal com antecedência e, principalmente, que evitem o uso de bebidas alcoólicas. Já aconteceu de morrer cavalos em outros eventos, mas a organização não promove essa cavalgada para que aconteça isso. Temos o acompanhamento da Policia Militar, de dois veterinários, um ferreiro e uma ambulância com enfermeiras à disposição".
No endereço www.institutoinarosa.org.br consta que, "o Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida, é uma organização independente, sem fins lucrativos, que atua voluntariamente, com autonomia. Desde 2000 promovemos conhecimento sobre defesa animal, consumo sem crueldade e vegetarianismo.
Por princípio, não recebemos recursos de empresa ou organismo contrários aos ideais que buscam erradicar todas as formas de exploração animal. Financiamos nosso trabalho com a venda do material que produzimos e com doações espontâneas de pessoas físicas.
Acreditamos que a educação e o exemplo têm poder de transformar e incentivar a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal e pela própria humanidade. Por isso, realizamos projetos e produzimos material educativo focados na Educação de Valores".



